Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Crotalaria irwinii Windler & S.G.Skinner CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Laila Araujo

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Haroldo Lima


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Goiás (Flores, 2013), onde ocorre no município de Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros (Flores, 2004). Apresenta EOO estimado em 49 km², e está sujeita a uma situação de ameaça. Restrita ao domínio Cerrado, onde se desenvolve em Matas de Galeria e Campos Rupestres (Flores 2004; 2013), a aproximadamente 500 m de altitude (CNCFlora, 2013). A espécie está sob influência do constante declínio do EOO, AOO e qualidade do hábitat, em decorrência do aumento da frequência dos incêndios de origem antrópica (Fiedler et al., 2006) para a implementação da agricultura e pecuária (Souza & Felfili 2006), também pela introdução de gramíneas exóticas para fomentar o pastejo (Ziller, 2001) e pelo turismo desordenado na região (Barbosa, 2008). Medidas emergenciais de contenção e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias a fim de evitar sua extinção na natureza em um futuro próximo, bem como investimentos em pesquisa e esforços de coleta para a possível descoberta de subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Crotalaria irwinii Windler & S.G.Skinner;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita em Phytologia 50(3): 204 (1982). Espécie afim de C. otoptera pela pilosidade e forma de folha, diferimdo desta por não apresentar estípulas; afim também de C. vespertilio pela presença de brácteas pequenas e lineares, mas difere pela forma das alas internodais e pela pilosidade serícea dos ramos e cálice (Flores, 2004).

Potêncial valor econômico

Não se conhece informações sobre o valor econômico paras a especie.

Distribuição

Ocorre no estado de Goías (Flores, 2013); no município de Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (Flores, 2004). Ocorre também no estado de Tocantins, em Guaraí (H.S. Irwin 2160). Coletada entre 500 m (H.S. Irwin 2160) e 600 m de altitude (H.S. Irwin et al. 21747).

Ecologia

Caracteriza-se por erva (H.S. Irwin et al. 21747), subarbusto ou arbusto, terrícola; ocorre em Cerrado (lato sensu), Mata Ciliar ou de Galeria (Flores, 2013) e em Campos Rupestres (Flores, 2004).

Reprodução

Flores papilionóides, com pétalas amarelas; legumes inflados; encontrada com flores em março (Flores, 2004).

Ameaças

2 Agriculture & aquaculture
Incidência regional
Severidade high
Detalhes No município de Alto Paraíso, em Goiás há atividade agrícola e pecuária em expansão (Souza & Felfili, 2006).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes As modificações na paisagem por causa da produção agrícola e pecuária, tem sido considerada a principal causa de degradação do Cerrado e tem causado um aumento na frequência de fogo na Chapada dos Veadeiros e, provavelmente, alterado a capacidade de recuperação de elementos da biota mais sensíveis a esse distúrbio (Fiedler et al., 2006).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O turismo na Chapada dos Veadeiros pode ser uma das principais ameaças para a espécie neste local, visto a falta de infraestrutura básica nos municípios de entorno para que esta atividade seja realizada sem impactos ambientais (Barbosa, 2008).

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O capim-gordura, Mellinis minutiflora, assim como diversas espécies de Brachiaria, ameaça a diversidade natural do Cerrado da Chapada dos Veadeiros, no planalto central, sendo igualmente comum em muitas outras regiões (Ziller, 2001).

Referências

Como citar

CNCFlora. Crotalaria irwinii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Crotalaria irwinii>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 21/11/2014 - 16:32:26